ETAPAS (CAMINHO) | Animação Vocacional Capuchinha - OFMCAP

ETAPAS (CAMINHO)

ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL: Aquele que deseja ser frade franciscano capuchinho inicia seu processo de discernimento sendo acompanhado por uma equipe de frades. Dentre esses é escolhido um frade para que caminhe mais de perto com candidato. Tal trabalho tem duração de 1 ano. São realizados encontros mensais específicos. Momento este que onde já se estuda a espiritualidade franciscana e se tem a convivência fraterna.
POSTULANTADO:  Após a decisão e aprovação do candidato, chega o momento de entrada ao Postulantado. São 1 ano e 7 meses de formação. Período de convivência fraterna e aprofundamento da espiritualidade franciscana.


NOVICIADO:  Período mais intenso de aprofundamento na regra franciscana, no estudo e meditação dos Conselhos Evangélicos. É um ano corrido dedicado a Vida Religiosa Franciscana Capuchinha. Ao termino desse período o candidato emite os primeiros votos: POBREZA, OBEDIENCIA E CASTIDADE.


PÓS-NOVICIADO: Após os primeiros votos, o frade, a cada ano, desejando esta forma de vida, renova seus compromissos. (de três a seis anos. Podendo ser prorrogado). Tempo também que se dedica ao estudo de filosofia e teologia.

PROFISSÃO PERPERTUA OU SOLENE: Depois de percorrer o tempo de formação inicial o frade pede para fazer definitivamente os votos. Dizendo que quer viver essa forma de vida pelo resto de sua vida. Tendo professado solenemente o frade adentra na formação permanente, pois sabemos que precisamos sempre nos reciclar, reler nossa trajetória, buscando sempre mais a per-fei-ção.

Aqueles que desejam o ministério ordenado devem, depois da profissão perpetua, tendo cumprindo o estudo de filosofia e teologia, exprimir seu desejo de ser ordenado presbítero. Assim, temos em nossas fraternidades frades ordenados e frades leigos. Todos receberam a mesma formação religiosa. O que os diferencia são os ministérios.

 
-----GOOGLE ANALYTICS ------FIM DO GOOGLE ANALYTICS